Obras do Centro de Iniciação ao Esporte em Itabuna são iniciadas‏

Serviço em fase de terraplanagem do terreno
Ascom/Gabriel de Oliveira

A empresa Interbahia Construções e Edificações, que venceu a licitação realizada neste ano pela Prefeitura de Itabuna, já iniciou as obras de um dos maiores equipamentos esportivos e de lazer do sul da Bahia. O Centro de Iniciação Esporte (CIE) está sendo construído no bairro Fonseca, em uma área vizinha ao Sítio II, da Fundação Marimbeta. Ao todo estão sendo investidos R$ 3.896.831 repassados pelo Ministério do Esporte.

As obras do CIE, modelo III, foram iniciadas depois que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concluiu, nesta semana, a terraplanagem da área de 3.750 metros quadrados, como contrapartida do município.  Os operários da empresa construtora já colocaram tapumes, estão concluindo a montagem dos galpões para guarda de materiais e equipamentos e devem iniciar as fundações na próxima semana.

EstruturaO CIE é um dos mais completos projetos de equipamentos esportivos amadores do País. Contará com ginásio de poliesportivo, com arquibancada com capacidade para 177 pessoas, área de apoio, salas para administração e professores/técnicos e vestiários com chuveiros. O centro esportivo terá ainda academia, sanitários públicos e estruturas para a prática de atletismo.

No CIE os espaços esportivos poderão ser usados para prática de modalidades olímpicas que vão desde judô, basquete, vôlei, handebol, boxe, esgrima, ginástica rítmica, levantamento de peso, taekwondo e tênis de mesa. Segundo o Ministério do Esporte, o equipamento esportivo é um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro, e beneficiará crianças, adolescentes e jovens do Brasil.

De acordo com o projeto, a obra deverá ser concluída no final do primeiro semestre do próximo ano.  A obra do centro esportivo é um projeto executado pelo município em parceria com o Governo Federal. Visa oferecer espaço adequado, confortável e seguro para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social pratiquem esporte, com orientação de profissionais. Os estudantes da rede pública terão prioridade, mas o CIE será aberto à comunidade.